05/05/13

Medições

-É possível que hoje não seja o dia adequado para levar a cabo as medições, senhor. Rompeu o silêncio o rapaz sem deixar de mirar para o aparelho.


O velho não se imutou e seguiu sentado naquela cadeira que estava situada a carão do cristal que os separava daquelas três pessoas. A cadeira, a julgar polo seu aspeto, devia já ser velha quando nasceu o velho.


O rapaz erguia a mirada sem mover a cabeça e dirigia-a cara o velho procurando um aceno de resposta, mais não seria obtido nessa manhã. A saber o que pensava o moço, eu acho que na sua cabeça o mais recorrente a diário era tratar de imaginar o que se passava pola cabeça do velho, de modo que naquela manhã não tinha porque ser distinto.


O velho, do qual não darei nome por respeito à sua família, semelhava levar arredor de três dias sem fazer a barba e os mesmo dias, ou mais, sem mudar a camisa. Das calças também não direi nada, porque como todas as que vestia sempre eram quase iguais, não che saberia dizer se as desse dia estavam limpas, mais a julgar polo que depois dixo a polícia no informe, penso que também estariam sujas.


O velho levava arredor de duas horas sem se imutar, com a olhada cravada no cristal, mas seguramente sem prestar atenção ao que estava ao outro lado, esse dia não creio que lhe presta-se atenção, não. De súbito pujo-se em pé sem apartar-se da cadeira nem apartar a olhada de onde havia horas que não a movia, acho que doutro mundo. Virou a cabeça cara o moço e cravou a olhada nele. Os passos que deu seguiram a linha imaginária que ficava entre os olhos e o rapaz. O jovem era consciente de todo o que passava, mas por medo não foi capaz de centrar a sua olhada no que fazia o velho, senão que dissimulava mirando cara o aparelho.


O velho ficou parado diante da mesa em que estava o aparelho das medições e o imberbe. Sacou a navalha com a que pelava as castanhas e num aceno de reflexos, força e decisão espetou-lha na gorja. Não passaram nem dous segundos e já todo tinha cor vermelha: a roupa, a mesa, o aparelho, a boca do rapaz… Os seus olhos pareciam querer dizer o que a sua boca não podia dizer agora nem digera nunca. O corpo ficava preparado para começar a apodrecer, já não conhecia vida.


O velho, quem levava toda a manhã sem falar, dixo em voz baixa: - Uma ânsia a um lado.


A navalha, que seguia na sua mão, tinha o fio limpo como se fosse inocente de todos os possíveis cargos. O velho mirou cara ela fixamente e deixou-na cair no sobrado. Ele caminhou uma distância de cinco metros até a outra ponta do quarto, onde havia um móvel de madeira de castanho. Abriu a porta do meio e sacou uma caixinha de bolachas e sem apartar a vista dela caminhou até a cadeira que estava ao lado do cristal, mas desta vez não olhou para o que havia detrás Dele. Sentou e pujo a caixa nas suas velhas pernas, abriu-na e colheu um pequeno bote que agarrou com a mão esquerda, entretanto com a direita pousou a caixa aberta no chão. Centrou a olhada no bote enquanto as suas cansas mãos tratavam de abri-lo. Quando o abriu dirigiu-no cara a lâmpada, quedando este entre o foco de luz e os olhos verdes, para contemplar a quantidade de líquido que havia. Quando o baixou colocou-no à altura da boca e após uma espera tremendamente breve, engoliu-no.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Minha nai querida... Estou tam surpreendida que nom sei bem que dizer. Gostei, de verdade que gostei. Deberias explorar mais esta nova faceta tua :)

    ResponderEliminar